O Google Ads (antigo Google Adwords) é uma das melhores ferramentas para divulgação do seu site, consequentemente, da sua empresa. Mesmo assim, muitas empresas pensam que somente grandes empresas, ou empresas que trabalham com produtos digitais é que podem ou precisam utilizá-lo. É uma pena para quem pensa assim, pois nos dias de hoje, onde se usa o Google para perguntar até “que horas são” (acreditem… e não é pouco…), fazer com que seus produtos ou serviços apareçam justamente quando os seus clientes (ou possíveis clientes) estão procurando é determinante.

O que é o Google Ads?

Chamado de Google Adwords até esses dias, o Google Ads é a plataforma do Google para criar anúncios na internet. Esses anúncios podem ser de 2 tipos: na Rede de Pesquisa e na Rede de Display.

Rede de Pesquisa

Os anúncios da rede de pesquisa são os que aparecem quando se faz uma busca no Google. Quem nunca viu nos resultados de uma busca, nas primeiras posições, resultados com o termo “Anúncio”. Pois bem, esses anúncios são patrocinados e a empresa paga para o Google sempre que alguém clicar nele (agora que vocês sabem disso, evitem clicar nos anúncios, quando não houver necessidade kkk). Com isso, mesmo que o seu site ainda não esteja qualificado para aparecer nos resultados das buscas, a sua empresa já vai aparecer para os seus clientes, resultando em uma possibilidade de venda. Mais abaixo irei explicar sobre como funciona para aparecer nos resultados de forma orgânica.

Rede de Display

Os anúncios da Rede de Display são os que você vê quando entra em um site. Diferente da rede de pesquisa, o anúncio irá aparecer antes do cliente pensar em adquirir o seu produto. Podemos escolher o segmento do site em que o anúncio irá aparecer, a região em que o usuário se encontra, além de muitas outras configurações demográficas, de acordo com o público-alvo a ser atingido. É uma excelente opção para quem pretende consolidar uma marca, pois fará com que os usuários vejam o seu anúncio (e consequentemente a sua marca) diversas vezes. Só precisa tomar cuidado para não aparecer demais, senão pode criar até um sentimento negativo.

Remarketing

O remarketing é uma variação da Rede de Display. Normalmente por causa dele que se dá o sentimento negativo mencionado no item anterior, pois quando mal configurado, passa a perseguir o usuário em todos os sites que abrir. Mas bem utilizado, é uma ferramenta excelente para ajudar a finalizar a venda, pois incentiva os usuários indecisos e lembra os esquecidos.

Para isso, basta configurar o seu site para que ele crie um cookie no bowser do visitante, de forma a ficar registrado quando ele acessar o site, ou uma página específica. De acordo com configurações que podem ser “quem acessou o site”, “quem acessou o site mas não comprou”, “quem acessou o site mas não preencheu um formulário”, etc., podemos fazer com que um anúncio da rede de display apareça para esse usuário, conseguindo com isso, uma nova chance de ele finalizar a compra.

Anúncios Orgânicos e SEO

Acho que todo mundo já sabe o conceito de Anúncio orgânico, mas vamos falar rapidamente. Anúncios Orgânicos são aqueles que aparecem nos resultados de busca sem a necessidade de patrocínio (de graça kkk). Só que, como a internet é enorme, cada vez mais é difícil que um site apareça nos resultados orgânicos de forma gratuita.

Se for ver, de forma gratuita é praticamente impossível pois, para conseguir um resultado, é preciso um excelente trabalho de SEO, o que normalmente envolve um custo muito alto, em muitos casos, até maior do que se o anúncio fosse patrocinado.

SEO ou Search Engine Optmizer, traduzindo seria otimizador dos motores de busca, é o conjunto de técnicas que são utilizadas para aumentar a possibilidade de uma página aparecer nas buscas orgânicas. Para isso, o conteúdo é a coisa mais importante e também a mais difícil. Além de termos que criar um conteúdo original, ainda é preciso se preocupar com o uso de palavras-chave no decorrer do texto e nos títulos. Sem contar que temos que fazer um estudo se essas palavras-chave escolhidas possuem realmente buscas que justifiquem a sua escolha.

No caso de SEO para negócios locais, as coisas são um pouco mais fáceis, visto que a concorrência é menor. Mesmo assim, cada vez mais os profissionais estão se especializando no assunto e, para conseguir uma melhor posição nos resultados, há a necessidade de um aprimoramento constante do site.

Por isso recomendamos sempre uma campanha mista. Em primeiro lugar, procurar atender a todas as necessidades de SEO para as palavras-chaves primárias do segmento da empresa, além de configurar as páginas de forma que sejam mais favoráveis às normas do Google.

Mas ao mesmo tempo, realizar uma campanha na rede de pesquisa do Google Ads, de forma que, a partir da criação do site, a sua empresa já comece a aparecer para o seu público-alvo, sem ter que esperar o retorno do SEO no Google, processo esse que pode levar meses, até que atinja algum resultado.

E quanto custa anunciar no Google Ads?

A grande vantagem das campanhas no Google Ads é que não existe um valor fixo para anunciar. Cada um pode criar anúncios de acordo com o seu orçamento. O gasto é definido por dia, portanto basta definir quanto se pretende gastar no mês e dividir por 30.

Mas, percebemos que a grande maioria das empresas que começa a fazer campanhas no Google Ads erram na criação da campanha. Com isso, acabam fazendo com que seus anúncios apareçam para o público-alvo errado, gerando uma despesa sem retorno. Se alguém que não seja o seu público-alvo clica no anúncio, além de você pagar por esse clique, ainda pode acabar aumentando o índice de rejeição do seu anúncio, resultando em um custo maior nos próximos cliques.

Uma outra falha é escolher errado o valor do CPC (custo por clique). Quando escolhido um valor muito alto, pode-se acabar pagando caro por um clique que pode nem dar retorno. Quando escolhido um valor muito baixo, o seu anúncio poderá nem ser exibido.

Por isso recomendamos a contratação de um profissional especializado, que possa criar e configurar a sua campanha, de forma que ela tenha sucesso, com o menor investimento possível.

Caso precise dos nossos serviços, basta entrar em contato que iremos atendê-lo para esclarecer suas dúvidas e orientar quais os melhores procedimentos para ter uma campanha bem sucedida.